Pulmão
segunda-feira, 13 de agosto de 2018
Catarro? Argh!!!
É normal a reação de nojo quando falamos em catarro. Aquela gosma que expelimos quando estamos gripados é bem feia mesmo. Também é normal as mães ficarem preocupadas com seus pequenos quando estes dão sinais de congestão nasal. Mas, afinal, o que é e para que serve o catarro?
Mesmo quando estamos saudáveis, nosso organismo produz muco - uma gosminha que tem a função de auxiliar na defesa do nosso organismo. Algumas glândulas são responsáveis por sua fabricação. No sistema respiratório, há glândulas localizadas na mucosa que reveste as vias aéreas e que produzem o muco. Ele é composto por água (cerca de 90%), proteínas e outros resíduos.
Um exemplo de muco, bastante comum, é a chamada meleca. Ela é produzida nas narinas e ajuda a impedir a entrada de impurezas no organismo durante a respiração. Embora a maioria das pessoas sinta repulsa ao falar sobre o assunto, é importante lembrar que este muco é resultado da luta do nosso organismo pra se defender dos agentes externos que causam doenças - impurezas, vírus e bactérias.
Quando há um processo infeccioso instalado (gripe, sinusite, pneumonia, tuberculose, etc.) ou uma reação alérgica significativa, nosso sistema respiratório tende a produzir muco em maior quantidade. O muco envolve vírus, bactérias e outras impurezas buscando isolá-los e, com isso, facilitar a sua expulsão. O catarro que eliminamos fica repleto de agentes e é por este motivo que quando há suspeita de tuberculose, realizamos um exame de escarro para identificar se a bactéria (Mycobacterium tuberculosis), que causa a doença, está presente no material.
De acordo com o tipo de infecção o catarro pode apresentar cor, consistência e cheiro diferente. O ideal é que seja transparente, sem cheiro e mais líquido, mas algumas situações podem mudar seu aspecto, como: estar em ambiente com ar seco, não beber água em quantidade suficiente, ter alguma alergia respiratória, usar alguns medicamentos como antidepressivos, anti-histamínicos, etc.
- Transparente - em geral está relacionado a coriza, típica de resfriados e rinites;
- Verde ou amarelo - indica a presença de células de defesa do organismo e está relacionado a um processo infeccioso (gripes, sinusites,etc.);
- Branco ou cinza - pode estar relacionado a problemas nas vias aéreas superiores, como a sinusite, e também pode ser consequência de uma reação alérgica;
- Marrom ou preto - em geral, atinge fumantes, trabalhadores de minas e pessoas em ambientes muito poluídos;
- Rosa - pode indicar a presença de líquido nos pulmões relacionado a problemas cardíacos;
- Vermelho ou com sangue - pode indicar bronquite, pneumonia ou tuberculose.
Em todos os casos é importante a ingestão de bastante líquido para fluidificar o catarro e facilitar a sua eliminação. O acúmulo desse material nos pulmões e na estrutura facial pode piorar o quadro clínico do paciente e causar dificuldades para respirar. Por isso, o ideal mesmo é cuspir fora, mesmo que socialmente isso seja considerado nojento. Em crianças pequenas, que ainda não conseguem escarrar, podem ser usados recursos como a nebulização com soro fisiológico e outros métodos descongestionantes. Além disso, a consulta médica é sempre importante e, para os casos mais graves, buscar a avaliação de um pneumologista.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário