Pulmão

Pulmão
"Uma resenha sobre saúde e doença respiratória para divulgar os principais temas da pneumologia ao público em geral."

sábado, 20 de outubro de 2018

Asma não é brincadeira. Não é frescura. Não tem cura


Asma é uma doença inflamatória crônica das vias respiratórias que mata três pessoas por dia no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. É a quarta causa de hospitalizações do SUS, com 100 mil internações por ano.

Há uma série de conceitos equivocados sobre a doença que atinge 20% da população brasileira. Asma cursa com sintomas característicos de obstrução brônquica, falta de ar, tosse seca, chiados e aperto no peito.

Listamos abaixo 10 Mitos & Verdades que todo asmático deve conhecer.


1. Asma pode ser fatal – VERDADE
Sim. Asma não controlada pode matar. Falta de diagnóstico e tratamento incorreto são as principais causas de mortalidade por asma.

2. A “bombinha” para asma vicia – MITO
O broncodilatador de curta ação ou medicação de resgate alivia momentaneamente a falta de ar quando inalado. Muitas vezes, o paciente não trata a asma de maneira contínua – o que não é o correto – e necessita das bombinhas com maior frequência, mas isso nada tem a ver com “vício”.

3. A “bombinha" faz mal para o coração – MITO
Os primeiros remédios broncodilatadores usados no tratamento da asma continham substâncias que tinham como efeito colateral a aceleração do coração (taquicardia). Com as novas drogas e dispositivos usados atualmente, esse efeito foi minimizado.

4. Asma não tem cura – VERDADE
Asma é uma doença crônica que deve ser acompanhada por toda vida. O uso de remédios contínuos é imprescindível no tratamento.Quando está bem controlada, a pessoa tem vida normal, sem qualquer limitação.

5. O asmático pode praticar exercícios – VERDADE
Ao contrário do que muitos pensam, asma não é contraindicação à prática de esportes.
Desde que a asma esteja controlada, indivíduos asmáticos não apenas podem praticar atividade física regularmente, como podem até mesmo chegar a ser um atleta.

6. Asma só deve ser tratada nas crises – MITO
Esta é uma das principais causas dos altos índices de hospitalizações por asma. Como toda doença crônica, asma deve ser tratada de forma contínua e regular. O uso correto dos inaladores é importante para o controle dos sintomas de asma.

7. Asma só se manifesta em crianças – MITO
Não. Asma atinge pessoas de todas as idades. É possível que indivíduos adultos deixem de ser expostos aos agentes que atuam como gatilhos para as crises de asma, como poeira, poluição e pelo de animais.

8. Grávidas podem tomar remédio para asma – VERDADE
Sim. 70% das mulheres grávidas que já eram asmáticas continuam com sintomas durante a gestação. Grávidas devem continuar a usar os medicamentos habituais para asma. Bebês de mulheres com asma mal controlada podem ser prematuros e apresentar baixo peso ao nascer.

9. Tudo que sibila é asma – MITO
Sibilos (chiados no peito) são queixas ou achados que podem ser atribuídos a diversas condições que cursam com obstrução de vias aéreas. Asma é apenas uma dessas condições. Nem tudo que sibila é asma assim como nem toda asma sibila.

10. O asmático pode ter vida normal – VERDADE
Sim. O indivíduo com asma bem controlada pode ter boa qualidade de vida.

Asma não é frescura. Não tem cura, mas tem tratamento. Assista ao vídeo criado pelo GINA (Global Initiative for Asthma) Brasil publicado no Dia Mundial de Combate à Asma em 2017. Clique AQUI






Nenhum comentário:

Postar um comentário