Pulmão

Pulmão
"Uma resenha sobre saúde e doença respiratória para divulgar os principais temas da pneumologia ao público em geral."

sábado, 6 de outubro de 2018

A vida inteira que podia ter sido e não foi

Homenagem aos 50 anos de morte de Manuel Bandeira

No poema Pneumotórax publicado por Manuel Bandeira em 1930, o autor expressa seu sofrimento causado pela tuberculose que o acometeu ainda muito jovem. “Febre, hemoptise, dispneia e suores noturnos... tosse, tosse, tosse”, sintomas típicos da tuberculose, são usados para traduzir a própria doença em forma de verso.

No Brasil, a literatura e a poesia, até a primeira metade do século XX, foram influenciadas pela tuberculose. A maioria dos poetas pré-românticos, parnasianos e modernistas extravasaram seus sentimentos e usaram seus versos para transmitir de forma irônica ou amarga sua história e preocupações com a tuberculose. Dentre eles, podemos citar Castro Alves, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Raymundo Correia.

Naquela época, anterior à quimioterapia usada nos dias atuais, os tratamentos da tuberculose eram inócuos, bizarros ou românticos. O uso de pneumotórax artificial (colapsoterapia terapêutica) foi o primeiro tratamento racional e, embora com indicações específicas e resultado incerto, constitui-se no tratamento heroico até o início da década dos anos 1950, quando surgiram as drogas antituberculose.

A morte de Manuel Bandeira, aos 82 anos, ocorreu em 13 de outubro de 1968, por causas não relacionadas à tuberculose, porém as noites insones acompanhadas pela tosse incessante lhe serviram de inspiração para produzir uma das mais belas obras da poesia moderna brasileira.

Muitos outros poetas faleceram jovens pela doença, entre os 21 e 35 anos de idade. Manuel Bandeira não teve a morte pulmonar esperada para os de sua geração, mas nenhum outro poeta exprimiu tão bem o que significa para um tuberculoso desenganado voltar à vida.

Depois de decorridos 50 anos da morte de Manuel Bandeira, a tuberculose se mantém como a principal causa de mortalidade por doenças infecciosas no Brasil e no mundo. O advento da quimioterapia antituberculose produziu um significativo avanço na relação milenar entre o homem e o bacilo de Koch, mas apesar de o tratamento antituberculose eficaz estar disponível gratuitamente, a tuberculose ainda é um desafio a ser enfrentado.

Referências:
1. Tuberculose - Aspectos históricos, realidades, seu romantismo e transculturação, José Rosemberg (http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-460X1999000200002&lng=pt&nrm=is);
2. A influência da Tuberculose na poesia de Manuel Bandeira, Tania T.S. Nunes (http://www.sopterj.com.br/wp-content/themes/_sopterj_redesign_2017/_revista/2005/n_01/14.pdf).

Nenhum comentário:

Postar um comentário