Pulmão

Pulmão
"Uma resenha sobre saúde e doença respiratória para divulgar os principais temas da pneumologia ao público em geral."

sexta-feira, 6 de julho de 2018

Associação tabaco e álcool - drogas lícitas a serviço do mal



Historicamente o tabaco e o álcool são consumidos livremente. Além disso, é fato que com o advento da televisão, do cinema e crescimento da propaganda e marketing, seu consumo sofreu um grande boom de crescimento transformando-os em líderes de consumo no mundo.

Hoje é sabido que são drogas altamente viciantes e com potencial para desenvolvimento de doenças graves, que causam grandes prejuízos a saúde de seus consumidores onerando os serviços de saúde pública em todo o mundo.

De acordo com relatório da OMS, a cada 20 mortes no mundo, pelo menos uma está relacionada ao consumo de álcool. Há mais de 200 doenças relacionadas ao seu consumo, pois não somente ocasiona danos diretos, mas torna seu usuário mais suscetível a outros agravos. Isso significa dizer que o álcool mata mais que AIDS e tuberculose, por exemplo - só em 2012 foram 3,3 milhões de mortes relacionadas ao álcool no mundo.

Sobre o tabaco, a OMS afirma que é a maior causa evitável de mortes no mundo - cerca de 6 milhões de pessoas morrem no mundo anualmente em consequência de doenças relacionadas ao tabaco. Isso significa uma vida perdida a cada 6 segundos. O tabaco está relacionado a pelo menos cinquenta doenças e doze tipos de câncer.

Não é novidade que o tabaco e o álcool, apesar de todo debate que costuma envolvê-los, são drogas que causam grandes danos a saúde. A novidade tem sido revelada por pesquisas recentes que comparam seus danos com os danos causados por outras drogas lícitas e ilícitas e o resultado chama bastante a atenção.

O estudo mais recente foi publicado na revista "Addiction", da Society for the Study of Addiction", da Inglaterra, em maio de 2018. Os pesquisadores envolvidos reuniram informações de todo o mundo sobre o uso de drogas e a relação do uso com os agravos em saúde. Os dados de 2015, por exemplo, mostravam o seguinte panorama: uso abusivo de álcool por adultos - 18,3%; uso diário de tabaco - um em cada sete adultos; uso de maconha - 3,8%; anfetaminas - 0,77%; opioides - 0,37%; cocaína - 0,35%. Os dados revelam que o tabaco e o álcool são as drogas mais consumidas no mundo e as que causam mais danos à saúde e mortes no mundo.

Leia mais sobre esta pesquisa em: https://g1.globo.com/bemestar/blog/longevidade-modo-de-usar/post/2018/05/17/alcool-e-cigarro-continuam-sendo-os-piores-viloes.ghtml

Há muitas conclusões e reflexões possíveis a partir dos dados da pesquisa, mas gostaríamos de frisar três pontos importantes aqui: 1) que o maior número de agravos está diretamente relacionado com a prevalência do uso do álcool e do tabaco; 2) o consumo dessas drogas é notoriamente maior que qualquer outra droga, lícita ou ilícita; 3) se observamos uma queda no consumo de tabaco, promovida por campanhas de conscientização, regulamentação mais rígida de propagandas, o mesmo não observamos em relação ao álcool.

Nenhum comentário:

Postar um comentário