Pulmão

Pulmão
"Uma resenha sobre saúde e doença respiratória para divulgar os principais temas da pneumologia ao público em geral."

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Mortalidade por asma cai no Brasil



Matéria intitulada "Níveis de mortalidade por asma caem 59,8% em 20 anos", foi publicada na Revista News em 13 de junho de 2018. Reportagem completa em: https://revistanews.com.br/2018/06/13/niveis-de-mortalidade-por-asma-caem-598-em-20-anos/

Uma pesquisa realizada pela pediatra e alergista Raquel Pitchon dos Reis para obtenção do grau de mestrado no programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFMG, mostrou uma significativa redução dos índices de mortalidade por asma no Brasil dentro de um período de 20 anos.

A pesquisadora analisou dados do DataSUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde) que coleta e armazena dados de saúde de todo Brasil. Foram considerados dados relativos a mortes por asma em crianças e adolescentes de até 19 anos, no período de 1996 a 2015.

Os resultados mostraram que em 1997 a taxa era de 0,57 para cada 100 mil crianças e adolescentes, mas 2014 ela havia caído para 0,21 para cada 100 mil. 68% das mortes estavam relacionadas a crianças com menos de cinco anos de idade - a justificativa, nesse caso seria a dificuldade de diagnóstico nessa faixa etária, o que retardaria o início de um tratamento adequado. Outro resultado significativo é que o maior número de mortes tende a ocorrer dentro do período de maio a julho, quando há um maior número de crises de asma provocadas pelo fator sazonal.

Tais resultados reforçam a necessidade do diagnóstico precoce, tratamento contínuo e adequado, cuidados de prevenção reforçados durante os meses de maio a julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário