Pulmão

Pulmão
"Uma resenha sobre saúde e doença respiratória para divulgar os principais temas da pneumologia ao público em geral."

sexta-feira, 22 de junho de 2018

TUBERCULOSE: MITOS & VERDADES



Texto de: Carla Santos¹

A tuberculose permanece como um grave problema de saúde pública no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é a doença infecciosa de agente único que mais mata, superando o HIV. Em 2016, 10,4 milhões de pessoas adoeceram de tuberculose no mundo e cerca de 1,3 milhão de pessoas morreram em decorrência da doença.

O QUE É MITO OU VERDADE SOBRE A TUBERCULOSE?

A tuberculose atinge qualquer pessoa?
Sim, independente da classe econômica, cor ou idade, porém o risco de adoecimento é maior em um grupo de indivíduos que, por algum motivo, estão com a defesa do organismo diminuída, ou em pessoas que convivem próximas ao doente com tuberculose, seja em casa, no trabalho, em hospitais, em prisões ou albergues.

A tuberculose tem cura?
Sim. Todo paciente que se infectar com um bacilo sensível aos medicamentos e fizer o tratamento corretamente pelo tempo e nas doses determinadas pela equipe de saúde ficará curado.

Mas no caso de eu ter uma boa alimentação e mantiver repouso, mesmo assim eu tenho que usar remédio por 6 meses?
Sim. Está cientificamente comprovado que o que cura definitivamente a tuberculose são os remédios. Só ficará curado da tuberculose o indivíduo que tomar os remédios regularmente, pelo período de tempo exato prescrito. Além disso, é importante que ele tome os medicamentos todos os dias, a não ser que haja uma determinação diferente.

Quem teve tuberculose na família, tem mais chance de adquirir doença?
Não. O fato de pertencerem à mesma família não aumenta o risco de tuberculose. O que aumenta esse risco é a intensidade do contato entre você e a pessoa doente e há quanto tempo isso ocorreu.

Então a tuberculose só atinge o pulmão?
Não, a tuberculose pode também atingir a pleura, a laringe (garganta), os gânglios linfáticos (nas ínguas do pescoço, da axila, da virilha), as meninges, os ossos, o sistema urinário, os intestinos, a pele, dentre outras localizações.

Fumar causa tuberculose?
Não. Fumar causa câncer de vários locais como laringe, estômago, pulmão, além de enfisema pulmonar, bronquite crônica, infarto agudo do miocárdio, porém fumar não causa tuberculose.

Existe vacina para tuberculose?
Sim. Ela se chama BCG, que é a sigla para bacilo de Calmette-Guérin. Essa vacina é produzida com o bacilo atenuado, ou seja, incapaz de produzir a doença. Ela tem seu efeito comprovado na proteção contra as formas graves de tuberculose em crianças.

Fazendo tratamento para tuberculose, eu posso beijar na boca?
Após duas semanas de tratamento pode. Embora a tuberculose não passe pela saliva, o beijo na boca deve ser evitado nas duas primeiras semanas de tratamento.

A mãe com tuberculose pode amamentar?
Sim, sem problema algum. Mas se a mãe está com o exame de escarro positivo para tuberculose e está usando medicamentos a menos de duas semanas, é recomendado que ela use máscara quando for amamentar ou se aproximar da criança.

A mãe teve tuberculose quando estava grávida e a filha teve um diagnóstico de asma, tem alguma relação entre a tuberculose e asma?
Não. A asma não tem nenhuma relação com a tuberculose da mãe.

Referências:

Boletim epidemiológico: Nº 11, 2018: Implantação do Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública no Brasil: primeiros passos rumo ao alcance das metas.

Conde, M.B et al. Tuberculose sem medo, 2002.

¹ Enfermeira, mestre em Ciências pela UFRJ, atuando no Laboratório de Pesquisa em Tuberculose/Instituto de Doenças do Tórax desde 2003, Parecerista do Comitê de Ética em Pesquisa/ Hospital Universitário Clementino Fraga Filho desde 2015, desenvolvendo ações de capacitação na Unidade de Telemedicina nas áreas de Telessaúde e EAD desde 2016.









Nenhum comentário:

Postar um comentário