Pulmão

Pulmão
"Uma resenha sobre saúde e doença respiratória para divulgar os principais temas da pneumologia ao público em geral."

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Por que não consigo parar de fumar?



Autoras: Renata Collareda¹ E Daniela Yamamoto² (Alunas do 8º período de medicina /UFRJ).
Supervisão e Edição: Profª Sonia Catarina de Abreu Figueiredo³

As substâncias contidas em um cigarro estimulam diversos neurotransmissores que modulam as informações para o nosso cérebro e levam ao tenebroso vício. A nicotina presente no cigarro causa dependência e induz no indivíduo uma sensação tão prazerosa que o faz querer buscar por essas sensações outras vezes, numa intensidade que varia com as condições pessoais. A dificuldade para largar o cigarro é enorme. Afinal, quem é que resiste ao alívio momentâneo em meio a diversas situações caóticas da vida?

Logo, a dificuldade de parar de fumar está totalmente atrelada às circunstâncias que levam as pessoas a procurar algo que as excite ou relaxe. É nessa etapa de descobrimento do grau de dependência e dos fatores psicossociais de cada indivíduo que devem ser abordadas estratégias de mudanças de vida para que esse tão difícil objetivo possa ser alcançado.

A pressão e a rotina diária fazem as pessoas procurarem alternativas práticas para o alívio imediato de suas angústias, anseios. Muitas pessoas que iniciaram o tabagismo tiveram como gatilho algum problema grave que os levaram a essa prática. Há também aqueles que começaram a fumar sem uma motivação maior, apenas pela convivência com fumantes ou por achar bonito, mas todos, com o passar do tempo, se tornam reféns de um hábito nocivo.

Quando uma pessoa procura ajuda para parar de fumar, a abordagem terapêutica deve ser multiprofissional. Além de um suporte psicológico e médico, diversos outros profissionais podem atuar para que seja possível realizar um planejamento adequado para ajudar aquele indivíduo a abandonar o vício.

Há diversas razões que dificultam o sucesso no processo de retirada do cigarro na vida de um fumante. As dificuldades são justificadas pela estreita relação que o cigarro tem com as condições psicológicas e sociais. Além da dependência física à nicotina, que determina um conjunto de sintomas durante a abstinência, a estimulação neuronal é tão intensa que fumar um único cigarro durante um episódio de recaída pode ser tão prazeroso que põe a perder todo o esforço para parar de fumar.

Para a maioria dos fumantes, parar de fumar é um grande desafio, uma tarefa difícil e angustiante, mas que precisa ser enfrentada. Querer parar de fumar precisa se tornar uma razão bem mais forte do que a vontade de aliviar suas angústias momentâneas fumando um cigarro.

Reconhecer a dependência ao tabaco como algo prejudicial á saúde é o caminho para buscar estratégias para parar de fumar.

Siga nosso blog, comente e/ou envie suas perguntas.

¹

²

³ É professora do departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1995. Coordenadora de Telemedicina do Instituto de Doenças do Tórax desde 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário