Pulmão
sexta-feira, 14 de dezembro de 2018
Fumar em carro com menor de idade pode virar multa gravíssima
Tramita no Senado uma proposta que pode multar quem fumar em automóveis com crianças, com base na legislação já aplicada em países da Europa e Estados Unidos. A proposta tem como objetivo evitar que menores de 18 anos sejam fumantes passivos. Seria um meio de evitar que os jovens sejam expostos aos efeitos nocivos do cigarro.
O projeto de Lei, de 2015, que endurece as regras de venda e consumo de cigarros avançou no Senado e vai para apreciação da Comissão de Assuntos Sociais. Entre as mudanças propostas, está a previsão de multa gravíssima para o motorista que fumar ou deixar que fumem em carro que transporta menores de idade. De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, o valor de uma multa gravíssima é de R$293,47, além do acréscimo de 7 pontos na carteira de habilitação.
A proposta foi aprovada por 4 votos a 3 na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC). O PL também propõe que as embalagens de cigarro sejam padronizadas, além de proibir a adição de substâncias que alterem o sabor ou aroma dos produtos. Outra mudança prevista é a proibição de propaganda de cigarros em pontos de venda. A propaganda em veículos de comunicação de massa já é proibida.
Uma das justificativas para o PL é o alto gasto da União com a saúde de fumantes e pessoas expostas ao cigarro. Dados de uma pesquisa da Fundação Instituto Oswaldo Cruz, de 2015, mostram que aproximadamente R$ 23 bilhões são gastos anualmente diretamente com a saúde dos consumidores por doenças ligadas ao tabagismo. Os valores podem ser maiores, uma vez que essa soma não leva em conta aposentadorias precoces, mortes e faltas ao trabalho.
Leia mais
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário