Pulmão
terça-feira, 15 de agosto de 2017
Fatores de risco para o câncer de pulmão
O câncer de pulmão é, se considerarmos apenas as neoplasias, a principal causa de mortes no Brasil. Ou seja, é o tipo de câncer que mais mata no país.
A principal causa do câncer de pulmão é o tabagismo, em todas as suas formas (incluindo o tabagismo passivo). Cerca de 80% dos casos de câncer de pulmão estão diretamente vinculadas ao tabagismo. Fumar aumenta o risco de desenvolver a doença em 40 vezes, comparado ao risco de quem não fuma. Dados estatísticos revelam que cerca de 15% dos fumantes desenvolvem câncer de pulmão - o restante desenvolve doenças relacionadas.
Há outras causas, como uma predisposição genética para o desenvolvimento da doença. Por exemplo, pacientes que possuem familiares diretos que tiveram câncer de pulmão. Pacientes com tuberculose pulmonar, DPOC e bronquite, também possuem um risco maior de desenvolver a doença.
Pessoas expostas a certos produtos químicos, como asbesto, radônio, amianto e arsênio, também estão mais propensas ao desenvolvimento do câncer de pulmão. Assim como as que estão expostas a poeira e a poluição do ar. Entre essas pessoas encontramos os trabalhadores com atividades que envolvem agentes de risco ocupacional - profissionais que atuam com isolantes térmicos, construção naval, motoristas que aspiram grande quantidade de fumaça de diesel, etc. O risco de desenvolver a doença para esses indivíduos aumenta em até quatro vezes.
Por fim temos o risco pela alimentação inadequada: um baixo consumo de frutas, legumes e verduras e um alto consumo de produtos industrializados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário