Pulmão

Pulmão
"Uma resenha sobre saúde e doença respiratória para divulgar os principais temas da pneumologia ao público em geral."

sexta-feira, 25 de maio de 2018

NOVAS ADVERTÊNCIAS NOS MAÇOS DE CIGARRO



Em 31 de maio comemora-se o Dia Mundial Sem Tabaco e especificamente neste ano de 2018 será relembrada a campanha da ONU, iniciada em 1987, para redução do consumo de tabaco no mundo.

Todos os anos morrem cerca de 6 milhões de pessoas em todo o mundo por doenças relacionadas ao consumo do tabaco e muitas dessas mortes poderiam ser evitadas apenas com a redução do consumo do fumo.

No Brasil, uma iniciativa que obteve grande sucesso na redução do consumo do tabaco foi a advertência com imagens nas embalagens dos produtos derivados. Essa ação que teve início em 2002, adverte o usuário sobre os malefícios do cigarro para a sua saúde e tem sido considerada responsável pela significativa redução no número de tabagistas. O Brasil foi o segundo país a adotar a medida, mas hoje ela está presente em pelo menos 67 países.

A estratégia tem sido amplamente incentivada, mas ganhou força após a criação da Convenção-Quadro da OMS para Controle do Tabaco (CQCT - OMS) - que foi o primeiro tratado internacional de saúde pública na história, envolvendo a OMS e 192 países membros da Assembléia Mundial de Saúde. A CQCT entrou em vigor em fevereiro de 2005 e determina que sejam adotadas medidas de controle e prevenção intersetoriais em diversas áreas: advertências sanitárias, publicidade e propaganda, tabagismo passivo, comércio ilegal, etc.

Seguindo estas determinações e a necessidade de atualização contínua das medidas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou a Resolução da Diretoria Colegiada nº 213/2018 (http://portal.anvisa.gov.br/legislacao/?inheritRedirect=true#/visualizar/366235) sobre as novas imagens de advertência nos maços de cigarro. O novo modelo ganhou uma apresentação gráfica diferenciada, com fundo amarelo e letras pretas, e a abordagem passou a ser mas direta - em vez da frase "O MInistério da Saúde Adverte", o texto diz "Você envelhece precocemente", "Você tem câncer", "Você brocha", etc. As imagens e frases fazem referência aos seguintes temas: câncer de boca, cegueira, envelhecimento, fumante passivo, impotência sexual, infarto, trombose e gangrena, morte e parto prematuro.

A nova campanha abrange, por determinação legal, todos os produtos derivados do tabaco. Com imagens fortes e, em alguns casos, até chocantes, a estratégia foi radicalizada e tem por objetivo uma maior sensibilização dos consumidores sobre os riscos que correm frente ao tabagismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário