Pulmão
sábado, 22 de setembro de 2018
Dia Mundial do Pulmão - 25 de setembro
Dia 25 de setembro é a data escolhida para celebrar a saúde respiratória e a qualidade do ar em todo o mundo. O pulmão é um órgão vital que é vulnerável a infecções e outras agressões oriundas do meio externo devido a sua constante exposição a partículas e agentes químicos do ar ambiente.
O impacto global das cinco principais doenças respiratórias - Asma, DPOC, infecções respiratórias, tuberculose e câncer de pulmão - é imenso. Juntas, elas representam uma significativa causa de morte e incapacidade, em suas diversas formas de apresentação aguda e crônica.
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) atinge 65 milhões de pessoas no mundo e 3 milhões morrem a cada ano em decorrência da doença. Cerca de 330 milhões de pessoas têm asma, a doença crônica da infância mais comum, que afeta 14% das crianças globalmente. Pneumonias matam milhões de pessoas anualmente e é a principal causa de morte em crianças abaixo de 5 anos. Mais de 10 milhões de indivíduos adoecem por tuberculose todos os anos. Tuberculose é responsável por 1.4 milhões de óbitos anualmente e é considerada a doença infecciosa mais letal. Câncer de pulmão mata 1.6 milhões de pessoas a cada ano.
Além dessas cinco, há várias outras doenças respiratórias de abrangência mundial que atingem milhões de pessoas, como os distúrbios relacionados ao sono, a hipertensão pulmonar e as doenças pulmonares ocupacionais.
Estima-se que, globalmente, 4 milhões de pessoas morram prematuramente por doenças respiratórias crônicas. 2 bilhões de pessoas são expostas a fumaça tóxica domiciliar , 1 bilhão inala poluentes externos e 1 bilhão é exposto a fumaça de cigarro.
Felizmente, a maioria das doenças respiratórias é prevenível. Reduzir o consumo de tabaco, melhorar a qualidade do ar no ambiente de trabalho pode prevenir doenças pulmonares ocupacionais e programas de imunização podem prevenir casos de pneumonia, em especial em população mais vulnerável como crianças e idosos.
Prevenção, controle e cura dessas doenças e a promoção da saúde respiratória devem ser uma prioridade do setor de saúde em nível mundial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário