Pulmão

Pulmão
"Uma resenha sobre saúde e doença respiratória para divulgar os principais temas da pneumologia ao público em geral."

sexta-feira, 6 de março de 2020

Coronavírus, doenças infeciosas e a importância de higienizar as mãos

Fonte da imagem: Vector Stock

Diante da expansão mundial da infecção pelo Covid-19, a higienização das mãos se tornou tema frequente em todos os meios de comunicação. Isso acontece porque trata-se de uma doença infecciosa para a qual ainda não há vacina para prevenção e/ou medicamentos para tratamento. No entanto, como toda doença infecciosa, seu principal meio de transmissão se dá pelo contato direto com o agente infeccioso e, nesse sentido, a higiene pode ser um bom caminho para evitar a propagação.

As doenças infecciosas são causadas por agentes de diversos tipos, como vírus (que é o caso do covid-19, da gripe, sarampo etc.), bactérias (tuberculose, escarlatina etc.), fungos (candidíase, micoses etc.) e parasitas (doença de chagas, toxoplasmose etc.). Elas são adquiridas com o contato com o agente através de alimentos e água contaminados, pelo contato direto com fluidos corporais contaminados – entre eles, gotículas residuais de espirros e tosse. É nesse sentido que podemos entender a importância da higienização das mãos, pois uma pessoa infectada com gripe, por exemplo, ainda que bloqueie a boca e o nariz com as mãos para evitar que os vírus se espalhem pelo ar, pode transmitir a doença quando não higieniza as mãos adequadamente e: aperta a mão de outra pessoa, coloca as mãos em maçanetas de portas, corrimões, objetos como o telefone celular, controle remoto, etc. Do mesmo modo, uma pessoa não infectada pode adoecer quando toca em algum objeto contaminado e não higieniza adequadamente as mãos antes de levá-las a boca, esfregar os olhos ou comer, por exemplo.

Higienizar as mãos é algo tão importante para uma vida mais saudável que foi criada uma data especial - o dia mundial de “Lavar as Mãos” que se comemora em outubro (publicamos um texto aqui no blog sobre esse tema – para acessá-lo basta clicar AQUI). No entanto, em algumas situações não temos acesso a água e sabão para realizar uma higiene adequada, então podemos usar um outro recurso que é bastante aceitável e eficiente: o álcool com concentração a 70% - quando a concentração do produto é inferior, sua eficácia também é reduzida, e quando a concentração é maior, pode trazer danos como irritação na pele. O álcool 70, como é chamado popularmente, ajuda a reduzir bactérias e vírus, mas não é adequado se as mãos estiverem sujas.

Abaixo segue o passo a passo para uma higienização adequada:
Fonte: Biossegurança na Rede

Você também pode assistir ao vídeo: Lavar as mãos

Nenhum comentário:

Postar um comentário