Pulmão
sexta-feira, 13 de abril de 2018
72% dos brasileiros sofrem de doenças relacionadas ao sono
No Brasil, cerca de 70% da população sofre de doenças relacionadas ao sono, segundo um estudo da Royal Philips, divulgado em 16/03, data em que se comemora o Dia Mundial do Sono. Na América Latina, o índice é de 75% - inflado pelos mexicanos (88%) e colombianos (75%), mas amenizado pelos argentinos (64%).
Os distúrbios do sono são alterações nos padrões ou nos hábitos de dormir e incluem a insônia (dificuldade prolongada e anormal de adormecer), o ronco, a apneia (quando a respiração é interrompida várias vezes durante o sono), a narcolepsia (sono súbito e incontrolável) e a síndrome das pernas inquietas.
"Entre os brasileiros, o mais comum é a insônia, seguida da apneia", destaca Alina Asiminei , líder de mercado para Cuidados Respiratórios e Sono na Philips América Latina.
Efeitos de uma noite mal dormida
O cansaço (56%), a falta de concentração (45%) e dores físicas como dor de cabeça, pescoço e cólicas (43%) foram algumas das principais consequências de uma noite mal dormida.
De acordo com a pesquisa, o sono de má qualidade está relacionado à propensão ao desenvolvimento de doenças crônicas (hipertensão ou problemas cardíacos), aos efeitos sobre a saúde mental (depressão e ansiedade), ao aumento de acidentes de trânsitos e à limitação no desempenho físico e na capacidade cognitiva.
O estudo da Royal Philips foi realizado com 15 mil pessoas maiores de 18 anos de 13 países distintos, sendo 4 deles da América Latina (Argentina, Brasil, Colômbia e México). As entrevistas foram realizadas entre 1º e 13 de fevereiro de 2018.
Veja mais em https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2018/03/16/72-dos-brasileiros-sofrem-de-doencas-relacionadas-ao-sono-aponta-pesquisa.htm?cmpid=copiaecola
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário