Pulmão

Pulmão
"Uma resenha sobre saúde e doença respiratória para divulgar os principais temas da pneumologia ao público em geral."

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Saiba tudo sobre a gripe ou influenza



Melhor forma de combater essa infecção respiratória é a vacinação

A gripe ou influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de transmissão elevada e distribuição global. Uma pessoa pode contrair gripe várias vezes ao longo da vida. De acordo com o Ministério da Saúde, a evolução da doença geralmente é autolimitada, mas pode se apresentar de forma grave. Idosos, crianças pequenas e gestantes têm risco maior de desenvolver complicações devido à influenza.

A gripe começa em geral com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse ficam mais evidentes com a progressão da doença e se mantêm em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre.

Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar. Devido aos sintomas em comum, pode ser confundida com outras viroses respiratórias causadoras de resfriado.

Como evitar

Para evitar a gripe e a sua transmissão, deve-se fazer uso de medidas como:
- higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente após tossir ou espirrar e depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz;
- evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas, como corrimãos, bancos, maçanetas etc.
- manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física.
- pessoas com síndrome gripal devem evitar contato direto com outras pessoas, abstendo-se de suas atividades de trabalho, estudo, sociais ou aglomerações e ambientes coletivos.
Fonte: Ministério da Saúde

A vacina

A vacina contra a gripe é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e mortes pela doença. A previsão é que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe aconteça entre 23 de abril e 1º de junho. O dia 12 de maio deve ser o dia de mobilização nacional (Dia D).

Existem dois tipos de vacinas contra a gripe: a trivalente e a tetravalente. A vacina trivalente protege contra três cepas do vírus influenza. Para 2018, a Organização Mundial da Saúde definiu a composição da vacina com duas cepas de influenza A (H1N1 e H3N2) e uma linhagem de influenza B (Yamagata). A dose será oferecida gratuitamente pelo Programa Nacional de Imunizações nos postos de saúde para crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, profissionais de saúde, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, indígenas, pessoas acima de 60 anos e professores das escolas públicas e privadas.

Já a vacina tetravalente está disponível na rede privada e possui proteção contra quatro diferentes cepas do vírus influenza: duas cepas A (H1N1 e H3N2) e duas linhagens B (Yamagata e Victoria).

Leia mais: https://oglobo.globo.com/rio/saiba-tudo-sobre-gripe-ou-influenza-22578716#ixzz5CqZfOsPf

Nenhum comentário:

Postar um comentário