Pulmão
sábado, 21 de setembro de 2019
SAÚDE RESPIRATÓRIA NA PRIMAVERA
No dia 23 de setembro, às 04h50, inicia-se a primavera. A estação, conhecida pelo desabrochar das flores e por uma explosão de cores, é intermediária entre o inverno e o verão e, por consequência, alterna características das duas estações: dias quentes e chuvosos e dias frios. Apesar disso, a maior tendência é a do aumento da temperatura que culminará com o início do verão.
O clima, com mudanças bruscas na temperatura, somado a poluição do ar e, sua característica mais conhecida, a do desabrochar das flores que está conectada a polinização do ar, traz uma consequência importante, principalmente para crianças e idosos, uma vez que promove o agravamento dos sintomas como tosse, espirros, obstrução nasal, e coriza.
Para quem tem propensão ao desenvolvimento de crises respiratórias, aconselha-se a prevenção. E quando falamos em prevenção, nos referimos principalmente a manter uma boa hidratação do corpo e cuidar dos ambientes fechados (seja residência ou local de trabalho). Cuidados com a limpeza e manutenção dos espaços bem arejados são fundamentais – assim, é necessário higienizar aparelhos de ar-condicionado, realizar limpeza adequada de tapetes, colchões, travesseiros, cortinas e outros objetos que acumulem poeira e possam se tornar viveiros para os ácaros. Além disso, a higiene das mãos torna-se fator fundamental para prevenir a proliferação de infecções.
A primavera é uma linda estação e com os cuidados adequados é possível aproveitá-la ao máximo. Mas se os sintomas surgirem e forem persistentes, o mais indicado é buscar auxílio de um especialista.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário