(Foto extraída de: https://www.ufrgs.br/telessauders/wp-content/uploads/2016/06/asma.fw_.png)
Asma e bronquite são frequentemente confundidas por apresentarem sintomas semelhantes, mas apesar de provocarem sintomas parecidos, a asma e a bronquite têm causas distintas.
Asma
A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que consiste no estreitamento dos brônquios, causando a típica falta de ar, tosse e chiados no peito. O desenvolvimento da asma costuma estar associado a uma causa genética, ou seja, algumas pessoas apresentam uma predisposição para desenvolver a doença e, ao entrar em contato com fatores que sensibilizam as vias aéreas, como ácaro, poeira, fumaça de cigarro, pelo de animais, entre outros, a inflamação pode se manifestar. É uma doença comum da infância e pode acompanhar a pessoa por toda a vida ou se manifestar em diversas faixas etárias. A obstrução brônquica na asma é reversível espontaneamente ou após uso de medicação broncodilatadora.
O diagnóstico de asma pode ser demorado porque é preciso observar o tipo de sintomas e sua periodicidade, mas o caráter reversível da doença pode constituir uma dificuldade diagnóstica. A espirometria, exame que registra os volumes e fluxos pulmonares, é capaz de identificar presença de obstrução brônquica e resposta positiva a broncodilatador sugestiva de asma, mas fora das crises da doença, pode mostrar valores dentro da normalidade.
Bronquite
Bronquite é um termo comumente usado como sinônimo de asma, mas não é a mesma doença. É também um processo inflamatório dos brônquios, que pode ser agudo ou crônico. A bronquite aguda, geralmente causada por infecção por vírus ou bactéria, costuma ter curso limitado (uma a duas semanas). Em crianças, quadros agudos de bronquite são comuns, em geral em meses frios do ano, cursam com tosse produtiva e secreção abundante e respondem bem ao tratamento adequado.
Bronquite crônica é a inflamação prolongada dos brônquios, onde os sintomas de tosse produtiva são persistentes e se manifestam por três meses ou mais, durante pelo menos, dois anos consecutivos. A principal causa da doença é a inalação de fumaça do cigarro, podendo estar relacionada ainda a outros poluentes ambientais e químicos. A bronquite crônica faz parte de uma síndrome clinica que inclui o enfisema pulmonar denominada Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).
É importante ressaltar que a asma e os diferentes tipos de bronquite têm causas e tratamentos diferentes.
Leia mais em: Pneumoblog
Nenhum comentário:
Postar um comentário