Mais de 40% das mortes relacionadas ao tabaco são causadas por doenças pulmonares como câncer, doenças respiratórias crônicas e tuberculose.
A agência das Nações Unidas apelou aos países e parceiros que aumentem a ação para proteger as pessoas da exposição ao fumo do tabaco.
O tabaco mata pelo menos 8 milhões de pessoas por ano. Vários milhões de pessoas vivem com câncer de pulmão, tuberculose, asma ou doença pulmonar crônica causada pelo tabaco. 1,5 milhão perderam a vida devido a doenças respiratórias crônicas e 1,2 milhão por cânceres da traqueia, brônquios e do pulmão. A agência destaca ainda que 600 mil mortes acontecem devido a infecções respiratórias e tuberculose.
Cerca de 3,3 milhões de consumidores e pessoas expostas ao fumo passivo morreram de doenças relacionadas ao pulmão em 2017, segundo estatísticas da agência. O fumo passivo mata mais de 60 mil crianças com menos de cinco anos. Aquelas que vivem até a idade adulta são mais propensas a desenvolver doença pulmonar obstrutiva crônica em períodos posteriores do seu desenvolvimento.
O apelo da OMS é que os países combatam a epidemia do tabaco implementando medidas eficazes para controlar o tabagismo. A agência recomenda ainda medidas conhecidas como “MPower”, que prevêem reduzir a demanda pelo produto criando locais livres de fumo e apoiando o fim do uso.
Fonte: ONU News
Nenhum comentário:
Postar um comentário