Pulmão

Pulmão
"Uma resenha sobre saúde e doença respiratória para divulgar os principais temas da pneumologia ao público em geral."

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Fim do isolamento no Brasil: Quando e como?

Fonte da imagem: Hoje em dia

Seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde, os estados brasileiros adotaram medidas de distanciamento social como estratégia para conter a propagação do coronavírus em março de 2020. O índice considerado efetivo seria de, no mínimo, 50%, mas como podemos observar na figura acima, no dia 13 de maio apenas Ceará e Amapá mantinham esse índice.

Há, à primeira vista, um descrédito, por parte da população, em relação a esse tipo de medida. Segundo uma pesquisa do Instituto Ipsos realizada em diversos países e divulgada em abril, o Brasil está entre os países que menos acreditam nas medidas de isolamento. No entanto, há uma corrente de pesquisadores que afirma que é eficaz e cientificamente comprovada, auxiliando no combate a doenças infecciosas e avanço da Covid-19.

Nesse caminho, durante o debate Desafios para o Brasil diante da Pandemia Covid-19, realizado online, através do Portal da Inovação no mês de abril, o subdiretor da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), Jarbas Barbosa afirmou, sobre a possível suspensão do isolamento, que: “Não há dúvidas de que teríamos uma catástrofe semelhante à da Itália. Basta olharmos o número de mortes no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde há atraso de pelo menos uma semana entre a morte e a confirmação do caso” – leia mais em APS Redes. Mas então, qual seria o melhor momento para reduzir o isolamento e de que forma? A difícil pergunta tem estado no das buscas realizadas no Google, como mostram os números abaixo:

Perguntas sobre quarentena/ isolamento que mais cresceram no Brasil
Pergunta............................................... Crescimento (em %)
"Quando vai acabar a quarentena 2020?"..................7703.67%
"Quando voltam as aulas depois da quarentena?"..........1195.87%
"Até quando vai a quarentena no Rio de Janeiro?".......1083.55%
"Até quando a quarentena vai durar?".....................871.25%
"Até quando vai o isolamento social?"....................670.80%
Dados registrados em abril – Fonte: UOL.

O planejamento do fim do isolamento deve considerar uma série de fatores que variam conforme a realidade local e que, por isso, não pode ser aplicada de forma padronizada. Entre os fatores a serem considerados, encontramos: a curva de crescimento e pico de contágio; a capacidade de atendimento médico, considerando vagas de UTIs com leitos de suporte e respiradores; capacidade de testagem e os prazos para resultados; características da população, tamanho do grupo de risco; monitoramento e vigilância epidemiológica; além das medidas, reconhecidamente eficazes, de distanciamento social (distância mínima entre indivíduos), uso de máscaras e higiene, como a lavagem das mãos – estas últimas devem ser mantidas durante o período pós suspensão do isolamento social.

Seguindo este raciocínio, a suspensão do isolamento é um relaxamento de medidas de controle e não sua interrupção integral, a fim de que não ocorra um crescimento exacerbado no número de casos de Covid-19 durante o retorno das atividades. Assim, é necessário ajustar as interações sociais, mantendo alguns hábitos adquiridos durante o período mais rígido do processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário