Pulmão

Pulmão
"Uma resenha sobre saúde e doença respiratória para divulgar os principais temas da pneumologia ao público em geral."

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Por que pneumonias podem levar à morte?

Imagem extraída de: https://images-prod.healthline.com/

Pneumonia é uma infecção dos pulmões que pode ser causada por uma variedade de patógenos, incluindo vírus, bactérias e fungos e pode variar de um quadro leve de infecção a formas graves, que podem levar à morte. Embora possa afetar qualquer pessoa, indivíduos com maior deficiência imunológica ou determinadas condições clínicas têm maior risco de desenvolver formas graves de pneumonia.

Crianças menores de 2 anos, idosos acima de 65 anos, pacientes diabéticos e em uso de terapia imunossupressora, pessoas hospitalizadas, em especial se estiverem em uso de ventilação mecânica e tabagistas são aqueles considerados potencialmente sujeitos ao risco de óbito por pneumonia.

Os sintomas de pneumonia podem ser mais leves ou mais sutis em muitos pacientes de risco e, por esse motivo, essas pessoas podem não receber os cuidados necessários até que a infecção se agrave. É muito importante estar ciente do desenvolvimento de quaisquer sintomas e procurar atendimento médico imediato. Além disso, a pneumonia pode piorar condições crônicas preexistentes, particularmente as doenças do coração e pulmões o que pode levar a um rápido declínio das funções cardíacas e respiratórias.

A maioria das pessoas acaba se recuperando de uma pneumonia. No entanto, em pacientes hospitalizados, a taxa de mortalidade em 30 dias é de 5 a 10% e pode chegar a 30% daqueles admitidos em terapia intensiva.

A causa da pneumonia pode frequentemente determinar a gravidade da infecção. As pneumonias bacterianas são geralmente as mais graves. Os sintomas costumam se apresentar de forma aguda e podem afetar um ou muitos lobos do pulmão. Quando vários lobos dos pulmões são afetados, a pessoa normalmente requer hospitalização. Antibióticos são usados para tratar pneumonia bacteriana. Complicações podem ocorrer, como bacteremia e sepse.

Pneumonia viral habitualmente costuma ser uma doença de curso mais brando, mas em casos específicos, pode evoluir para formas exuberantes e síndrome respiratória aguda grave. Pneumonias virais podem, às vezes, ter sua evolução agravada quando uma infecção bacteriana se desenvolve simultaneamente ou após a pneumonia viral.

A pneumonia causada por fungos é tipicamente mais comum em pessoas com um sistema imunológico debilitado e essas infecções podem ser muito graves.

Pneumonia também pode ser classificada pelo local onde é adquirida - na comunidade ou em um hospital ou estabelecimento de saúde. A pneumonia adquirida em um hospital ou estabelecimento de saúde geralmente é mais perigosa porque o indivíduo já se encontra debilitado pela doença que causou sua hospitalização, além de haver maior risco de gravidade devido à alta prevalência de resistência a antibióticos.

Efeitos da pneumonia no organismo

Pneumonia causa inflamação nos alvéolos pulmonares (minúsculos sacos aéreos, presentes nos pulmões, envolvidos por capilares sanguíneos e uma fina membrana). A principal função dos alvéolos pulmonares é ser o local onde ocorrem as trocas gasosas entre o ar e o sangue. A inflamação dos alvéolos resulta em acúmulo de secreções, líquido e até pus, que dificulta a respiração.


Imagem extraída de: https://www.healthxchange.sg/syndication/PublishingImages/pneumonia-causes-symptoms.jpg

A chegada aos pulmões desses agentes infecciosos desencadeia uma intensa resposta inflamatória traduzida em sintomas como tosse, com ou sem a presença de secreção, a depender do agente causal. Em pneumonias bacterianas, o muco expectorado poder ser amarelo-esverdeado ou marrom; há casos em que a expectoração contem sangue e outros onde predomina tosse seca. O paciente pode referir do no peito, que piora quando respira fundo, febre alta e a respiração pode se tornar superficial ou mais difícil.

O acúmulo de líquido dentro e ao redor dos pulmões pode levar a mais complicações, como ocorrer acúmulo de líquido no espaço entre os pulmões e o revestimento interno da parede torácica, o chamado derrame pleural - na linguagem popular: "água na pleura". Um derrame pleural infectado, muitas vezes, precisará ser drenado.

Se o quadro infeccioso não for controlado, os pulmões se tornam incapazes de realizar de forma eficiente a troca gasosa, o que leva à insuficiência respiratória (respiração rápida, confusão mental e cianose periférica), hipoxemia, choque séptico e graves repercussões em outros órgãos, como coração, rins e cérebro.

As complicações de uma pneumonia podem ser letais. O risco de desenvolvê-las depende das condições do paciente, como idade, problemas prévios de saúde, o agente causal e a qualidade e rapidez de instituição do tratamento adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário