Pulmão

Pulmão
"Uma resenha sobre saúde e doença respiratória para divulgar os principais temas da pneumologia ao público em geral."

domingo, 21 de junho de 2020

Cigarros apagados poluem


Qual o potencial de poluição de um cigarro? Os danos causados vêm apenas de sua fumaça? Definitivamente não. De acordo com uma reportagem do site Super Interessante, os componentes tóxicos de um cigarro continuam ativos por mais de cinco dias depois de ser apagado. Em 24 horas um cigarro apagado libera 14% da nicotina que um cigarro acesso emite.

A conclusão é de uma pesquisa do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos Estados Unidos, solicitada e financiada pelo Food and Drug Administration (FDA que regula produtos relacionados à saúde (medicamentos, comida, cosméticos, tabaco, entre outros).

Durante a pesquisa foram utilizados mais de dois mil cigarros. Foi analisada a concentração de químicos presentes em cigarros recém apagados e observou-se que a emissão dos poluentes continuou durante dias. Um cigarro fumado na segunda-feira continuou emitindo poluentes até o sábado seguinte.

A estimativa de cinco trilhões de bitucas, produzidas por fumantes anualmente, traz um resultado significativo para a saúde humana e para o meio ambiente. Quanto mais quente é o ambiente onde o cigarro é descartado, mais rapidamente os poluentes são liberados. Em lugares fechados, como casas e carros, o problema ainda é mais grave – imagine crianças respirando o ar dentro de um carro onde há restos de cigarros. No Brasil, o clima tropical ainda pode piorar mais a situação.

Diante de tudo isso, torna-se fundamental descartar corretamente os cigarros apagados – seja em coletores apropriados ou lixeiras comuns – e nunca os deixar dispersos no ambiente. Cigarros descartados de forma errada prejudicam a saúde das pessoas e contaminam o solo, uma vez que o cigarro pode demorar até 10 anos para se biodegradar.

Leia mais em: Super Interessante

Nenhum comentário:

Postar um comentário