*Fonte da imagem: Robina Weermeijer / unsplash.com
Esta semana, uma pesquisa divulgada pelo National Institutes of Health (NIH) ganhou as manchetes. O estudo aponta que pessoas com vias aéreas desproporcionalmente pequenas possuem maior risco de desenvolver DPOC, mesmo que não fumem. Reproduzimos abaixo parte da matéria do NIH.
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma doença pulmonar debilitante e que, geralmente, se desenvolve como consequência do tabagismo. No entanto, os pesquisadores há muito tempo se perguntam por que quase um terço dos casos ocorre em pessoas que nunca fumaram. Agora eles podem finalmente ter uma resposta - e isso pode estar relacionado a forma como os pulmões se desenvolvem em cada pessoa.
A DPOC, quarta principal causa de morte nos Estados Unidos, causa bloqueio do fluxo de ar e problemas respiratórios que podem limitar severamente as atividades diárias de uma pessoa. O ato de fumar, ter asma ou estar submetido a um ambiente com níveis altos de poluição do ar, são as principais condições responsáveis por muitos casos de DPOC. Apesar disso, até 30% dos casos ocorrem em pessoas fora dessas condições, o que sugere que existem outros fatores de risco.
Pesquisas anteriores ofereceram uma pista sobre uma possível causa, revelando que cerca de metade dos adultos com DPOC parecia já apresentar função pulmonar baixa no início da vida. O Dr. Benjamin Smith, médico pneumologista do Departamento de Medicina do Centro Médico Irving, da Universidade de Columbia, Nova York, membro da equipe do novo estudo, explicou o fenômeno. Segundo ele, quando as pessoas respiram, elas movem o ar pelas vias aéreas, começando pela traqueia, que se ramifica para as vias aéreas menores, chamadas brônquios e bronquíolos. À medida que as pessoas crescem, acredita-se que suas vias aéreas se desenvolvam proporcionalmente aos pulmões. No entanto, em algumas pessoas, as vias aéreas se tornam menores ou maiores que o esperado - uma condição chamada disanapsis - as razões não são claras.
Para descobrir se as vias aéreas pequenas podem ser as culpadas pela DPOC em pessoas que não fumam ou têm outros fatores de risco, uma equipe liderada pelo Dr. Smith analisou os registros, com exames de imagem, de mais de 6.500 idosos que participaram de três estudos que incluíam fumantes e não fumantes, com e sem DPOC. A chamada disanapsis foi avaliada a partir da tomografia computadorizada (TC).
Essas tomografias das vias aéreas (vermelho) e pulmões (preto) mostram o espectro de disanapsis, com vias aéreas menores em proporção ao tamanho do pulmão (esquerda) em comparação com as vias aéreas de tamanho normal (meio) e maiores que as vias aéreas normais (direita).
"Esses resultados mostram que pequenas vias aéreas em relação ao tamanho do pulmão são um fator de risco muito forte para a DPOC", disse o Dr. Smith, principal autor do estudo. "Isso nos ajuda a entender por que 30% da DPOC pode ocorrer em pessoas que nunca fumaram". Com o envelhecimento normal, a função pulmonar diminui, então as pessoas, que já têm baixa função pulmonar, podem desenvolver DPOC mais tarde na vida, mesmo que não fumem, explicou o Dr. Smith.
Leia mais em NIH
Nenhum comentário:
Postar um comentário