Pulmão

Pulmão
"Uma resenha sobre saúde e doença respiratória para divulgar os principais temas da pneumologia ao público em geral."

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

O ano está acabando e é preciso relaxar: R E S P I R E


Fonte da imagem: Vida de Yoga

A respiração nos conecta com o mundo a nossa volta. Ela mostra que o corpo vive e, junto com o coração, dá o ritmo das nossas emoções. Assim, quando estamos tranquilos nossa respiração se apresenta mais leve e serena, mas quando ficamos ansiosos ou em uma situação de pânico, por exemplo, ela tende a ficar mais rápida e curta.

No entanto, da mesma forma que podemos identificar a emoção pela forma que respiramos, podemos administrar essas mesmas emoções aprendendo a respirar. É possível então controlar crises de ansiedade, por exemplo, controlando a forma como se está respirando. Assim, se uma pessoa está em crise, mas mantiver sua respiração mais lenta e ritmada, poderá relaxar gerando uma sensação de bem estar e, inclusive, reduzir o ritmo cardíaco que acompanha o ritmo respiratório.

Seguindo esse raciocínio, nossa proposta para as festas de fim de ano é que possamos refletir sobre nossa respiração, exercitá-la e nos conectar com o mundo através dela.

“Todos paramos de respirar um dia.
E se vivêssemos uma respiração por vez?
Achamos que respirar é fácil, porque é inato.
Metade do tempo, nem notamos o respirar.
Quando a respiração virou a criança problema que o restante do corpo ignora?
Pense na frase: Prenda o fôlego, você precisa prendê-lo porque perdeu o controle sobre ele. Assuma o controle da sua respiração!”
(Do filme “O que de verdade importa”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário